segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Lançamento do Documento Preliminar do PNEM



É com muito orgulho e alegria que o Ibram lança hoje o DOCUMENTO PRELIMINAR do Programa Nacional de Educação Museal!
Este Documento é uma compilação das propostas surgidas nos fóruns de discussão do Blog do PNEM, aberto ao público interessado no período de 26 de novembro de 2012 a 7 de abril de 2013.
A estrutura do documento apresenta as proposições feitas em cada eixo temático, alocando-as em três grupos, seguindo o formato do Plano Nacional Setorial de Museus:
Diretrizes – Apresentam os princípios que devem reger o trabalho educativo museal.
Estratégias – Formas como devem ser implementadas as diretrizes a médio e longo prazos.
Ações – Propõem o que de imediato pode ser implementado e que concretizará os princípios norteadores do PNEM a partir de uma visão estratégica de resultados.
Pretende-se que sejam estabelecidas metas quantitativas e temporais para cada uma das ações aprovadas, devendo ser avaliadas pelas equipes responsáveis pelo planejamento do Ibram.
Para que o processo de elaboração do PNEM e as propostas elaboradas sejam melhor entendidas e que tenham maior clareza, apresentamos ao final deste Documento um glossário com os principais conceitos utilizados e propostos nos fóruns de discussão, bem como textos norteadores para o debate sobre a polêmica questão sobre Política X Programa.
A proposta é que este Documento seja amplamente discutido em Encontros Regionais, todos presenciais, a serem realizados em 2014, com a participação de interessados nesta área de saber. Poderão ser feitos adendos ao Documento, que será consolidado e concluído após plenária decisória a ser realizada no Encontro Nacional do PNEM, que ocorrerá provavelmente em novembro de 2014.
Sugerimos a realização dos Encontros Regionais no âmbito da 12ª Semana de Museus, que ocorrerá entre 12 e 18 de maio de 2014. A proposta é inserir um debate sobre o PNEM e análise do Documento Preliminar na programação do Museu.
Entre em contato conosco para articularmos juntos este debate! Nosso email é pnem@museus.gov.br

Texto, retirado do Informativo nº 12 do Programa Nacional de Educação Museal, jan/2014

Acesse o Documento Preliminar aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário